Ontem, dia 25 de setembro de 2023, celebramos a parceria que une a Somos CIEE, associação de voluntários apoiada pelo CIEE, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e o MPT-SP (Ministério Público do Trabalho em São Paulo).
A iniciativa concederá bolsas de assistência para estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica de cursos de graduação presenciais da Unifesp, para que consigam sustentar a permanência no mundo acadêmico.
Os bolsistas possuem diferentes deficiências: auditiva, baixa visão, cegueira, física, intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também estão matriculados em diferentes cursos: medicina, serviço social, ciências sociais, direito, farmácia, história, letras, licenciatura em ciência, psicologia e interdisciplinar em ciências.
São ofertadas 20 bolsas-assistência com o valor mensal de R$ 600, sendo que a soma dos recursos será destinada pelo MPT-SP. Em uma jornada de cinco anos, os estudantes também receberão acompanhamento psicológico e capacitação para o mundo do trabalho mediante a participação em programas de formação realizados pelo CIEE e ações extensionistas de natureza educativa.
O evento foi conduzido por Mayara Vital Correia, formanda da primeira turma de estudantes apoiada pelo Somos CIEE, que realizou o sonho de trabalhar em um banco graças ao apoio e oportunidades geradas pelo projeto. Com a contribuição dos representantes parceiros, o lançamento foi um sucesso e tratou sobre a importância do projeto e como esse auxílio, no qual a verba vem de multas de empresas que não cumprem as cotas PcDs, contribuirá para a diminuição da evasão acadêmica.
O Projeto Somos Inclusão é a oportunidade de dar mais visibilidade à luta da inclusão e permanência de Pessoas com Deficiência no ambiente acadêmico e consequentemente resulta em estudantes mais preparados para o mundo do trabalho. Com o seu apoio, podemos ir além e expandir para que mais estudantes se beneficiem deste auxílio e garantir a longevidade da ação. Saiba como você pode apoiar clicando aqui.