O sonho da faculdade continua vibrante entre os jovens brasileiros, revela a quinta edição da pesquisa “O que realmente os alunos pensam sobre o ensino superior”. Nada menos que 80% dos entrevistados têm como meta ingressar no ensino superior no próximo ano, conforme apontado pelo Instituto Semesp – Centro de Inteligência Analítica criado pelo Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação) e a Worklaove, plataforma de orientação de carreiras.
Ao entrevistar 1.542 jovens de todo o Brasil, a pesquisa, realizada entre 9 e 22 de novembro de 2023, desvendou as motivações que impulsionam esses sonhadores:
- 40% visam a conquista de um emprego na área desejada;
- 26% buscam uma verdadeira mudança de vida.
E quando o assunto é a área de estudo desejada, a pesquisa destaca:
- 28% optam por cursos na área da saúde;
- 17% têm olhos para Negócios, Administração e Direito;
- 13% estão ligados em Computação, Tecnologia da Informação e afins.
Com o mercado de trabalho em alta, a busca por cursos tecnológicos está em ascensão. Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, destaca a importância de as universidades alinharem seus cursos com as demandas do mercado.
Mas, para muitos, o sonho esbarra na realidade financeira. Mais de 860 mil pessoas buscaram financiamento estudantil neste ano, um aumento notável de 28%. Dentre os respondentes, 65% afirmam não conseguir ingressar sem algum tipo de auxílio, sendo que mais de 30% almejam conquistar uma bolsa da própria instituição.
O futuro é promissor, e conquistar a faculdade é o primeiro passo para uma jornada de sucesso. Prepare-se para os desafios, busque as oportunidades e faça parte da geração que transformará o cenário educacional do país!