Na corrida profissional dos próximos 5 anos, a liderança e o poder de influenciar socialmente serão critérios de avaliação para os profissionais de Recursos Humanos, segundo a pesquisa “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?”, realizada pela TOTVS em parceria com a H2R Insights e Trends.
Além disso, entre as habilidades mais valiosas para os RHs, temos a inteligência emocional (47%), o pensamento analítico e crítico (28%), e a capacidade de trabalhar em equipe (19%).
Quando o assunto são as habilidades técnicas essenciais, 63% dos RHs destacam a gestão de talentos, 56% mencionam conhecimentos em Inteligência Artificial (IA), e 38% apontam o gerenciamento de projetos como indispensável.
E olha só, 63% dos profissionais de RH sabem que precisam se atualizar rapidamente, com destaque para habilidades tecnológicas, gestão de projetos/negócios, aprender novos idiomas e mergulhar no conhecimento do mercado e da empresa onde trabalham.
Ah, não para por aí! Cerca de 53% dos entrevistados estão focados em aprimorar suas habilidades interpessoais, como liderança, gestão de pessoas, comunicação e inteligência emocional.
A pesquisa ouviu 477 pessoas do Universo TOTVS 2023, com maioria atuando em áreas Tech (60%), seguidos por Marketeiros e Vendedores (15%), profissionais de Finance (13%), RHs (7%) e 5% de outras áreas. Entre eles, 37% são líderes, 35% são analistas, 17% coordenadores/supervisores, 6% especialistas, e 5% estagiários.
Quando o assunto é atualização, o estudo revela que os profissionais se mantêm antenados através de cursos rápidos, online ou presenciais (56%), assistindo a vídeos no YouTube (51%), devorando artigos, blogs e sites (42%), e até mesmo se jogando nos bons e velhos livros (37%).