O que é Turnover?

Você com certeza já ouviu falar sobre turnover, né? Mas você já parou para refletir o que esse termo significa e refletir sobre as possíveis causas que levam a ele? Então, vamos começar do começo. Turnover é um termo amplamente utilizado na área de Recursos Humanos para descrever a taxa de rotatividade de funcionários em uma organização. Ou seja, ele representa a frequência com que os funcionários entram e saem da empresa em um determinado período de tempo.

Quando a taxa de turnover é alta, pode ser um sinal de alerta, indicando problemas de retenção de talentos, treinamento inadequado ou insatisfação dos funcionários. Mas como calcular? 

Para esse cálculo, é necessário somar o número de colaboradores contratados com o número de colaboradores que saíram da empresa em determinado período, nos últimos 12 meses, por exemplo. Depois, o resultado dessa conta deve ser dividido pela quantidade de colaboradores ativos da organização e multiplicado por 100. Essa será a porcentagem de turnover.

É muito importante que os departamentos de RH estejam cientes dos motivos que elevam a taxa de turnover para que sejam definidas as estratégias para melhorar esse índice. Confira alguns motivos que podem gerar insatisfações na equipe e acendem um alerta: 

Falta de oportunidades de desenvolvimento: Geralmente, os colaboradores têm planos de carreira definidos e desejam oportunidades para crescer profissionalmente. Quando uma empresa não oferece essas oportunidades, eles podem buscar outras organizações que o façam.

Conflitos no local de trabalho: Ambientes de trabalho tóxicos ou com conflitos não resolvidos podem levar os colaboradores a deixar a empresa em busca de um ambiente mais saudável.

Compensação inadequada: A remuneração é um fator significativo na decisão de um colaborador de permanecer ou sair. Se os salários e benefícios não forem competitivos, eles podem buscar oportunidades mais bem remuneradas em outro lugar.

Falta de encaixe cultural: A cultura organizacional desempenha um papel importante na retenção de colaboradores. Se um colaborador não se sente alinhado com os valores e a cultura da empresa, é mais provável que busque um ambiente onde se sinta mais confortável.

Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional: A falta de tempo para sua vida pessoal pode levar o colaborador ao esgotamento e à insatisfação profissional, levando-os a buscar uma empresa que valorize esse equilíbrio.

Deu pra perceber como acompanhar a taxa de turnover é importante, né? A partir dela, muitas ações podem ser tomadas para diminuir o índice e ainda melhorar a retenção de talentos e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, onde se sintam valorizados e engajados e não tenham motivos para optar pela evasão. 

 

Compartilhe este post:

Conteúdo Relacionado

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors