Você já ouviu falar sobre o Projeto Vozes das Juventudes? É uma iniciativa transversal muito legal desenvolvida nos Espaços de Cidadania do CIEE que, como o próprio nome já diz, impulsiona o protagonismo dos jovens. Você já sabe que temos vários Espaços de Cidadania espalhados pelo Brasil, né? Então, funciona assim: cada um elege seus representantes no projeto para construções coletivas e participativas.
E a juventude não tá de brincadeira. Desde a criação do projeto em 2020, eles já realizaram um evento protagonizado para as juventudes em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e se engajaram em uma pesquisa participativa intitulada “Quem é a/o jovem de 2021? Um olhar a partir dos Espaços de Cidadania” e, em 2022, foram ainda mais além e construíram um blog coletivo que reuniu mais de cem produções de todos os Espaços de Cidadania, entre desenhos, podcasts, fotos, vídeos e textos, além de revistas virtuais para a celebração dos 10 anos do Estatuto da Juventude.
Em 2023, o Projeto Vozes das Juventudes aprofundou o trabalho com o Estatuto da Juventude elencando os direitos que entendem como prioritários e se colocando na posição de gestores públicos, sugerindo melhorias para minimização das questões apresentadas. E é aí que o Ministério da Justiça entra em cena.
O grupo do turno matutino do Espaço de Cidadania de Salvador-BA redigiu coletivamente uma carta aberta à Secretaria de Segurança Pública de Salvador, que resultou em um encontro para escutar as propostas do grupo, que envolvia o aumento do investimento nos programas de prevenção à violência e investimento para a capacitação dos profissionais de segurança e melhoria do espaço urbano para melhor circulação.
A reunião, que ocorreu no último dia 12 de dezembro, contou com a participação da Anizia e Bianca, representantes do Projeto Jovens das Juventudes, de Salvador, do Secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SAJU/MJSP), Marivaldo Pereira e da equipe da SENAD, além da equipe de Projetos Sociais do CIEE.
Em um encontro emocionante e cheio de acolhimento, as juventudes tiveram escuta para falar sobre seus anseios e como acreditam que a Secretaria pode contribuir para uma comunidade segura e respeitável.
Nara Araújo, da equipe da SENAD, comentou que estão observando a utilização da plataforma Comunidades que Protegem, que já é utilizada em outros países e que pode somar na criação e melhoria das políticas públicas voltadas para as juventudes. Legal, né?
O Governo Federal, por meio da Pronasci Juventude – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, promove a transformação cultural nas políticas públicas, incluindo o fortalecimento do exercício da cidadania, além das políticas educacionais, por meio de cursinhos populares e profissionalizantes.
Olha só quanta troca legal aconteceu em um encontro! Os representantes do Ministério da Justiça até assumiram o compromisso de estarem juntos presencialmente em Salvador no início de janeiro de 2024 e convidaram as juventudes para acompanharem a Conferência Nacional da Juventude que ocorre no próximo dia 15 de dezembro.
Ver o Projeto Vozes das Juventudes tendo visibilidade à frente de órgãos públicos mostra como os jovens estão engajados em transformar o futuro a partir das melhorias em políticas públicas. Quer apoiar e ajudá-los a chegar mais longe? Clique aqui e saiba mais.